A tecnologia transformou o modo como o mundo se relaciona, trabalha e vive – em cada mínimo gesto que se possa imaginar. Isso, é claro, não surpreende ninguém. Os números comprovam a realidade diariamente – e a tendência é que as novidades sejam cada vez mais sofisticadas e recorrentes. De acordo com um levantamento feito pela App Annie, uma empresa norte americana de dados do mercado de aplicativos, o número de apps baixados no ano de 2017 extrapolou a marca de 175 bilhões de programas – e a estatística é impulsionada, especialmente, por mercados como o Brasil e a Índia, que são emergentes. Para se ter uma ideia, o Brasil ocupa a lista dos principais mercados em número de downloads em todo o mundo: nós gastamos, em média, 200 minutos por dia em aplicativos conectados à internet.
Bem, os altos índices não são à toa, não é? Há motivos bons o suficiente para adotar a internet como uma parceira do dia a dia e simplificar a rotina. Isso porque as diferentes facilidades oferecidas pelos aplicativos podem fazer toda a diferença em uma rotina que precisa de organização e planejamento. Mas quais funcionalidades presentes em apps, afinal, uma empresa que valoriza a segurança e a eficiência deve ter?
Organização da rotina
Se você acompanha o nosso blog, sabe que falamos muito de organização. E não é por acaso. Uma rotina organizada impacta positivamente em diferentes aspectos de um negócio, desde a lucratividade à gestão de pessoas. Então por que não contar com um aplicativo que torna isso ainda mais fácil e prático? Há ferramentas de gerenciamento de projetos, por exemplo, que fornecem uma visão sistêmica de determinado projeto – tudo em um só lugar. É possível adaptar cards para todo o time e também desenhar o fluxo de trabalho necessário para um job específico. Bons exemplos são o Trello e o Meister Task – ambos oferecem versões gratuitas que atendem bem àqueles que querem deixar a rotina menos complicada.
Anotações e organização de ideias
Sua empresa demanda muitas anotações? Ou você não tem o hábito justamente por não conseguir se organizar? Nesse caso, aplicativos como o Evernote e o MindMeister podem ser bem interessantes. Eles oferecem formatações variadas que incluem cores, etiquetas, tags e muito mais. O último facilita o mapeamento mental: por meio dele, é possível organizar visualmente ideias que estavam só na sua cabeça até então. Tudo isso em interfaces intuitivas e fáceis de usar. Faça o teste e veja!
Armazenamento de arquivos na nuvem
Contar com apps que permitem o armazenamento de arquivos da empresa é uma sugestão a ser considerada – e em breve será regra. O Dropbox e o Google Drive são opções que, se você ainda não conhece, deveria ir atrás, mas também existem soluções focadas 100% em clientes corporativos. Centralizar arquivos e sincronizá-los com todos os dispositivos é uma funcionalidade importante que essas ferramentas oferecem, além de possibilitar o compartilhamento com outras pessoas por meio de espaços virtuais comuns.
Sistemas de reembolso
Já pensou em concentrar todas aquelas tarefas que viram parte da rotina e assim conseguir dar conta do controle e pagamento de reembolso de despesas corporativas? O aplicativo Zag é um exemplo de como isso pode funcionar bem melhor do que se imagina. Por meio da ferramenta, é possível registrar digitalmente comprovantes fiscais, agendar pagamentos de funcionários, fazer planilhas de controles, gerenciamento de gastos e muito mais. Vale fazer um teste, hein (acesse o nosso site e solicite seu período para testar)?
Comunicação interna
A comunicação entre os funcionários é sempre uma questão a ser valorizada. Infelizmente, ela às vezes é negligenciada, mas investir e contar com ferramentas que favorecem e facilitam as relações interpessoais pode ser uma solução e tanto. O Slack, por exemplo, é um aplicativo para empresas que permite bate-papos em tempo real para discussão de assuntos empresariais. Ele também reúne informações estratégicas e oferece a opção de chamadas, personalização de acordo com a necessidade de empresa e muito mais. O hangouts é outro exemplo que pode ser um grande amigo no auxílio da comunicação interna – ele também permite chamadas de vídeo e conversas em janelas instantâneas.
Gestão financeira
Substituir planilhas por softwares vem sendo uma prática bastante comum entre os pequenos e médios empreendedores. Isso acontece muito também por causa da facilidade da gestão na palma das mãos. Aplicativos que permitem registro de gastos, por exemplo, são verdadeiros aliados da sustentabilidade da sua empresa. Existem opções que permitem a organização financeira de um jeito simples, categorização dos gastos e até orientam sobre possibilidades de investimentos. Aqui, mais uma vez, o Zag ajuda e muito. O seu foco é reembolso corporativo, mas isso é um braço da gestão financeira. Por ele é possível identificar quais projetos demandam maiores reembolsos e gastos e, assim, identificar pontos de melhoria e economia!
Escâner
Para quem trabalha com documentos, sabe a dor de cabeça que pode ser não contar com um escâner (ou, quando existe um, ele estar defeituoso). Então imagine contar com a funcionalidade de escanear documentos pelo próprio celular com qualidade considerável? Pense em baixar o Office Lens ou Scanner Celular. Além de poupar seu tempo, certamente otimiza a sua produtividade.
Disparo de e-mails
O contato com seus clientes e leads por e-mail é fundamental e, claro, é impossível escrever cada um dos endereços e ainda correr o risco de disparar conteúdos sem formatação, não é mesmo? A boa notícia é que, hoje em dia, existem ferramentas e aplicativos que fazem isso (e um pouco mais) para você ou sua empresa. O MailChimp e o GetResponse são bons exemplos e podem ser considerados.
Depois de ler essa lista, você concorda que esses aplicativos para empresas podem deixar a sua rotina muito melhor? Eles podem e devem ser encarados por instituições como aliados imprescindíveis da produtividade – e não como ameaças ao trabalho humano. Inclusive, ao contar com apps para empresas, é possível que a equipe tenha mais tempo para dar atenção a assuntos cada vez mais estratégicos e menos operacionais.